30 de abr. de 2012

Saiba como congelar comida pronta sem perder qualidade


Alimento congelado pode manter mesmos nutrientes da comida fresca

Congelar comida pronta parece fácil, mas alguns segredinhos ajudam a manter os nutrientes, a textura e o sabor dos alimentos.

Para preservar os nutrientes, o primeiro passo é saber quais alimentos não devem ir para o freezer. “Em geral, a gente pode congelar quase tudo, exceto os vegetais que tenham alta quantidade de amido, como as batatas, e os vegetais de folhas que são sensíveis. Molhos que contenham também creme de leite”, explica Aldenízia Girão, instrutora de gastronomia.

A maioria dos alimentos liberados para o congelamento precisa ir ao fogo, mas cuidado na hora de usar condimentos. Para que o congelamento preserve o sabor e a textura dos alimentos, eles precisam ser preparados com menos sal e tempero.

O momento de embalar o alimento para ser congelado é fundamental para evitar contaminação ou mesmo alteração da consistência. Seja no saquinho plástico ou em recipientes, é necessário eliminar todo o ar da embalagem.

No saquinho, é preciso acomodar o alimento em bloco. Já o recipiente tem que ter o tamanho exato para a quantidade de comida. “Não pode ficar espaço ocioso entre o recipiente e a tampa, para não haver formação de gotas de cristais", explica a instrutora. Faça porções para serem consumidas de uma única vez.


Outro erro comum é deixar o alimento esfriar em temperatura ambiente, o que pode provocar contaminação, ou levá-lo quente direto para o freezer. “Quando você bota o alimento quente, você automaticamente vai elevar a temperatura do ar frio que está ali dentro, então aquela temperatura sendo elevada, ela corre o risco de aquecer ou danificar todos os outros alimentos que estão lá dentro".


O recomendado é aplicar a técnica chamada de "branqueamento", que pode ser feita de duas maneiras. Começando pelos legumes. “Eu vou retirar o meu legume da água quente e colocar submerso na água gelada. No caso do feijão, do grão de bico e de molhos em geral, eu vou retirar da panela que ele está fervendo e vou colocar em outro recipiente e vou colocá-lo na água gelada ou na água com gelo".


Nunca use papel alumínio para o congelamento, porque ele não tem aderência, e assim facilita a formação de cristais de gelo, que podem contaminar da comida.


Na hora de descongelar, pode ir do freezer direto para o forno ou microondas. Fazendo todo o processo de forma correta, é só aproveitar os nutrientes do prato, que vai ficar com cara e sabor de comida fresca.

Gostou? Clique em "Curtir"

Related Posts with Thumbnails

Click Dicas e Cia Design by Ipietoon Customizado por Kelly Layouts - Templates Personalizados

Google Analytics Alternative