3 de jul. de 2012

Como limpar a casa de forma organizada

Olha só que dica legal do Jornal Hoje!! 
Como organizar uma agenda diária para dar conta de tantos afazeres? 
Lava, varre, espana... A tarefa de manter a casa limpa não é fácil. "Eu queria que tu desse também uma aspirada e uma espanada nesse sofá", explica Rachel Philomeno, advogada, para a empregada.

Rachel acompanha de perto o trabalho da funcionária encarregada da faxina. O desafio é lembrar de tudo o que tem para fazer. “Diariamente, a gente tem que ter um controle, a gente passa uma com a outra, até por telefone, quando eu to no trabalho".

 Tirar um único dia para fazer aquela faxina geral é um hábito comum, mas que não dá muito resultado. O ideal é organizar as tarefas, reservar um dia da semana para cada espaço. Assim, dá para deixar a casa em ordem sem muito trabalho.

 A profissional em organização da casa, Letícia de Francesca, sugere um calendário de atividades. "É uma forma bem mais fácil de você tá lembrando de fazer diariamente, isso aqui eu posso deixar para a próxima semana, não precisa ser exatamente hoje".

 Alguns afazeres devem ser diários, como varrer e espanar móveis e aspirar tapetes e estofados. "Se você faz todo dia, vai ter menos pó, então, você não gasta muito tempo limpando aquele sofá", explica a profissional.

 As outras podem ser divididas a cada dia da semana:

 - Segunda-feira: dê uma geral nos banheiros. Lave as louças sanitárias, boxe e azulejos.
 - Terça-feira: limpe as janelas da casa e lave as roupas, que podem ser passadas na quarta-feira.
 - Quarta-feira: passe roupas, limpe os espelhos, com produto próprio e, em vez de pano, use jornal para ficar sem manchas.
 - Quinta-feira: limpeza na cozinha: armários, prateleiras e eletrodomésticos, como geladeira, por fora e por dentro. Letícia dá uma dica: "Pega um copinho d’água e coloca uma colher de vinagre, aí passa um pano úmido por dentro da geladeira e depois um pano seco para tirar o excesso".
 - Sexta-feira: é dia de trocar as roupas de banho e cama. De mais uma geral nos banheiros e deixe a casa prontinha para o fim de semana.

 Paula Cavalcante, que tem dificuldade para se organizar nas tarefas, aprovou o novo roteiro da limpeza. "Eu não conseguia colocar tudo, tipo assim esquecia, ah, isso aqui onde era que tava? E fica aquela confusão, você acaba misturando as coisas, por etapas é bem melhor".

Créditos: Jornal Hoje

Gostou? Clique em "Curtir"

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e sua visita! Não esqueça de compartilhar suas dicas conosco! Elas são muito importantes!

Related Posts with Thumbnails

Click Dicas e Cia Design by Ipietoon Customizado por Kelly Layouts - Templates Personalizados

Google Analytics Alternative